DEVOCIONAL

O PERIGO DAS TRADIÇÕES HUMANAS
Marcos 7.1-23; Mateus 15.1-20

Tradição é a transmissão de fatos antigos que passam, oralmente, de geração em geração. Todos nós aprendemos algo de nossos pais, parentes ou amigos. Há costumes que conservamos por longas datas. O hábito de lavar as mãos antes das refeições é muito bom, quem o pratica demonstra que é higiênico.
O problema, é que esse simples hábito de higiene, transformou-se numa espécie de purificação espiritual para alguns. O fariseu achava que o contato com um pagão o deixaria sujo. Lavando as mãos ou tomando banho, estaria se purificando dessa sujeira. Isso virou tradição.
Temos aqui uma gigantesca heresia. O simples contato com um pecador não contamina a vida espiritual de ninguém. Água e sabão não apagam o pecado do transgressor. Seria muito bom se fosse fácil assim. O problema é que, talvez, faltasse logo, água e sabão para purificar tanta sujeira.
Se não bastasse essa equivocada interpretação da Lei de Moisés, os fariseus queria impor aos discípulos de Jesus a sua tradição. Achar que as pessoas que não obedecem à sua tradição estão errados é um tremendo erro, principalmente quando essa é uma tradição humana.
Outro perigo, é invalidar as Sagradas Escrituras, com invenções de pessoas que já se foram. Nenhum ensinamento humano é capaz de substituir a infalível e inerrante Palavra de Deus.
Água e sabão são eficientes para livrar dos micróbios. Para purificar a alma dos pecados e transgressões só o Sangue de Jesus. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Tradição não é salvação. Precisamos ter muito cuidado com as tradições que seguimos, pois corremos um sério risco de seguirmos doutrinas humanas e invalidarmos a doutrina Bíblica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PENSAMENTOS

ESBOÇO

CURSO BÁSICO PARA PREGADORES